Gauchão 2024

Titular contra o São Luiz, Pedro Santos fala do momento do Brasil: “Essa evolução era esperada por nós”

Utilizado por Fabiano Daitx em diversas funções do meio-campo, jogador deu assistência para o gol de empate de JP Bardales na quarta-feira

Foto: Volmer Perez - DP - Aos 26 anos, volante substituiu o suspenso Marcinho em Ijuí

O Brasil iniciou o Gauchão com dois pontos e nenhum gol marcado nas primeiras três rodadas. Os resultados deixaram o Xavante próximo da zona de rebaixamento, porém nas três partidas seguintes a equipe deu a volta por cima conquistando sete pontos no período com seis gols marcados. O desempenho alavancou o Rubro-Negro para o quarto lugar, atrás apenas dos times gaúchos da Série A do Campeonato Brasileiro.

Para Pedro Santos, o grupo esperava esse crescimento com a sequência de jogos. O atleta de 26 anos conversou nesta quinta-feira (8) com a imprensa. Diante do São Luiz ele atuou pela segunda vez como titular e fez a jogada para o gol de JP Bardales, que garantiu um ponto para o Brasil. 

“Foi uma evolução natural. É sempre frisado entre nós, não é fácil montar um time, uma equipe, você contratar 25 jogadores, fazer um time jogar, fazer vários gols e não tomar. É tudo um processo. Essa evolução era esperada por nós. Não foi nada que nos surpreendeu”, disse Pedro em questionamento da reportagem do Diário Popular.

Outro ponto destacado por Pedro para o crescimento do Xavante é o fator físico. O meia relembrou que durante a pré-temporada tinha avisado que a equipe chegaria ao Gauchão bem preparada fisicamente. “Nós tínhamos ciência que o Gauchão é um campeonato muito físico e que isso ia fazer diferença nos jogos. Então nosso time está muito bem fisicamente, não só os que iniciam, mas também aqueles que entram durante o jogo. Isso está sendo provado durante as partidas”, afirmou.

Jogador polivalente

Nas seis primeiras partidas, Pedro Santos atuou em quatro. Na última rodada foi o titular por conta da suspensão de Marcinho pelo terceiro cartão amarelo. Ele mesmo cita que Daitx o utilizou em quase todas as funções do meio-campo e considera essa característica um diferencial a seu favor. 

“Essa polivalência eu vejo com bons olhos, não só para mim como para o grupo. Atuei caindo para os lados, atuei como segundo [volante] e até como primeiro [volante]. No jogo contra o Santa Cruz, fiquei boa partida do jogo como primeiro volante e isso é muito bom. Tenho a confiança da comissão, do professor para atuar em qualquer uma dessas posições”, comentou o volante de 26 anos.

Boa fase

Com apenas uma derrota em seis rodadas, vindo de três jogos com bons resultados, o Brasil vive uma fase de maior tranquilidade. São poucas chances de cair e uma vitória domingo encaminha a classificação para as quartas de final. Mesmo vivendo bom momento, Pedro ressalta a importância de pensar jogo a jogo e que o foco tem que ser exclusivamente em vencer o Guarany no domingo.

“Pé no chão tem que ter sempre, independente da posição na tabela, tem que ter sempre. A gente tem que ter discernimento do momento que a gente vive. Claro que a gente quer estar entre os quatro, a gente quer decidir o mata-mata em casa, quer jogar com a vantagem, mas o mais importante é pensar jogo a jogo, não adianta ficar pensado no Inter, no Ypiranga lá na frente. Temos que pensar jogo a jogo e o mais importante é o próximo”, disse.

Apoio da torcida

Indo para o quarto jogo como mandante no ano, Pedro fez questão de elogiar a torcida xavante. Para ele, o apoio vindo da arquibancada é um fator a mais para a equipe sair vencedora no Bento Freitas. “A torcida aqui é magnífica, a festa que a torcida tem feito, a energia que a torcida passa para a gente dentro de campo é uma coisa surreal. Isso sem dúvida faz muita diferença”, completou.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Brasil lança ingressos por R$ 20 para jogo contra o Guarany Anterior

Brasil lança ingressos por R$ 20 para jogo contra o Guarany

Quem é o Futebol com Vida, novato entre os rivais do Pelotas na Série A-2 Próximo

Quem é o Futebol com Vida, novato entre os rivais do Pelotas na Série A-2

Deixe seu comentário